segunda-feira, 4 de junho de 2012

HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS LYRA

 
O Grupo escolar Carlos Lyra foi inaugurado em Junho de 1935 pelo Governador eleito indiretamente pela Assembléia Legislativa Dr. Osman Loureiro e tinha como diretor de Instrução Pública, o escritor Graciliano Ramos. A Escola foi edificada pelo Estado através da Diretoria de Viação e Obras Públicas, as salas de aula formavam um quadro com um terraço interno de circulação que fazia ligação entre as referidas salas. No centro havia um grande jardim, as salas de aula eram bem iluminadas e com bastante circulação de ar. O terraço espaçoso servia de abrigo para os alunos nas horas de recreio e nos dias de chuva. O jardim dava um ar de beleza, com suas flores formando um colorido de muita harmonia
O Grupo Escolar Carlos Lyra tinha seis (6) salas de aula, cinco (5) salas 1ª a 4ª séries e uma (1) onde funcionava o jardim infantil, tinha quatro (4) banheiros, uma (1) diretoria, uma (1) secretaria e uma (1) cozinha. Ainda existia no fundo da escola um espaço onde as crianças brincavam no recreio. Suas primeiras diretoras foram as professoras Dolores Ramos Valença, Maria Carrascosa, Vanda Paiva, Irene Ferreira, Maria José Bittencourt, Maria do Carmo Barros de Araújo, Ruth Silva Valença.
Na primeira administração do governador Divaldo Suruagy, foi construído um anexo com quatro (4) salas de aula, localizadas ao lado do Tiro de Guerra.
Em 1986, foi implantada a segunda fase do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série e a escola passou a ser chamada de Escola de 1º Grau Carlos Lyra.
Em 2001 a Escola recebeu o seu nome definitivo e passou a ser Escola Estadual Carlos Lyra e o Governador Ronaldo Lessa e a Secretaria de Educação Maria José Viana, proporcionou a realização de um grande desejo, que foi a reforma da escola. Nesse ano a escola teve um grande parceiro que foi as Escolas Municipais onde funcionava nos três turnos, sendo as escolas que foram cedidas: Escola Municipal Presidente Médici, Escola Municipal Professora Vanda Paiva, Centro Educacional Professora Maria de Lourdes Rocha e a Escola Cenecista de 1º e 2º Graus São José.
A Escola Estadual Carlos Lyra depois da reforma ficou com 8 salas de aula, 1 biblioteca, 1 sala do professor, 1 sala de informática, 1 diretoria, 1 secretaria, 1 almoxarifado, 1 depósito, 1 banheiro para os professores, 1 cozinha, 1 depósito de merenda, 2 banheiros para os alunos, 1 área de serviço, 1 pátio coberto, 1 pátio ao ar livre, rol de entrada, 1 rol de movimento, e todas as salas foram forradas e são ventiladas.
A Escola funciona nos turno matutino, vespertino e noturno com a Educação Básica: Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, Alfabetização de Jovens e Adultos e atende 120 alunos de tempo integral.
A Escola Estadual Carlos Lyra recebeu este nome em homenagem ao Usineiro Carlos Benigno Pereira de Lyra, grande benemérito do município de São José da Laje. Foi ele que transformou um engenho de cana-de-açúcar em Usina, hoje Usina Serra Grande, construiu em 1924 as hidroelétricas aproveitando as águas do rio Canhoto, construiu a estrada São José da Laje – Colônia de Leopoldina com o percurso de 64 km. Construiu a Igreja Matriz de São Carlos dedicada a São José, construiu as pontes do rio Catita e a principal ponte da cidade que foi construída em alvenaria com seus arcos. Era um homem de grande tirocínio e com o espírito humanístico nato.
A Educação do Município é muito importante na vida de cada cidadão e cada cidadã, e a Escola Estadual Carlos Lyra teve papel fundamental na vida de alguns lajenses que se destacaram no Estado: Pe. Teófanes Augusto de Barros, Dr. Milton Lyra, Dr. Fernando Galvão de Pontes, Dyda Lyra, Dr. Zirelly, Dr. Aurino Lima, o cantor Cláudio Rios e tantos outros.
Em Junho de 1989 foi criado o Decreto de Reconhecimento da Escola com o nº 33628/89. A Escola Estadual Carlos Lyra situa-se a Rua Poeta João Pinheiro, s/n, na cidade de São José da Laje – AL, em frente a uma pequena praça. Nossa clientela é formada por alunos oriundos de todos os bairros da cidade. A escola atualmente atende aos alunos do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, alfabetização de Jovens e Adultos e 120 alunos em tempo Integral.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário